XII Curso Livre de História do Algarve: O Património Industrial

Data:  30 de Junho de 2015

Local: Anfiteatro A do Complexo Pedagógico do pólo universitário de Gambelas, Universidade do Algarve

O Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção (CEPAC/UAlg) e o Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve associaram-se às comemorações do Ano Europeu do Património Industrial e Técnico, Material e Imaterial.

Nesse âmbito, promoveram a realização do XII Curso Livre de História do Algarve, subordinado ao tema “O Património Industrial”.

Devido ao seu enquadramento temático e com o intuito de promover um debate aprofundado acerca de vários aspectos que compõem o património industrial, a edição deste ano apresentou a particularidade de abrir o leque de conferências a outros contributos que transcendem a região do Algarve.

O CECHAP foi convidado a participar no XII Curso Livre de História do Algarve.

Apresentou a comunicação “PINSP – Património Industrial no Sul de Portugal”, abordando as temáticas das definições e preocupações do património e da arqueologia industrial.

Teve ainda em atenção na referida comunicação as preocupações na preservação do património e da arqueologia industrial,  mas também os trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos por vários grupos de trabalho, quer dentro do CIDEHUS, quer pelo CECHAP.

Foram também abordadas as valências deste tipo de património associado ao turismo sustentável na região do Alentejo, com relevo para a imagem e memória desta região, como o cante alentejano, o montado de sobro e a indústria dos mármores.

geral@cechap.com​

confinanciado por