Vila Viçosa entrega em maio ou junho nova candidatura à UNESCO
O novo processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial pela UNESCO deve ficar concluído e ser entregue à comissão nacional daquele organismo no final de maio ou início de junho, segundo o município.
A reformulação da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foi feita depois de a anterior versão ter sido reprovada pela comissão nacional do organismo.
Segundo o presidente do município, a estratégia passou a ser liderada pelo arquiteto Nuno Lopes, que esteve ligado às candidaturas da Universidade de Coimbra, da Ilha do Pico (Açores) e do centro histórico de Évora para a classificação da UNESCO.
De acordo com o presidente do município, o dossiê da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial pela UNESCO é constituído por três volumes, nomeadamente a proposta de classificação, textos históricos e o plano de gestão.
A reformulação da candidatura foi anunciada em fevereiro de 2022, tendo, na altura, o autarca de Vila Viçosa explicado que as alterações eram necessárias devido a solicitações feitas pela comissão nacional da UNESCO.
O processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial começou a ser preparado em 2001.
Fonte: pporto.pt
Centro de Estudos CECHAP
Avenida Duques de Bragança, nº4 – 7160-209, Vila Viçosa
geral@cechap.com
+351 268 889 186
(chamada para rede fixa nacional)