DIREÇÃO ARTISTICA
ANA F. CRAVO
Faz parte da Direção Artística da Galeria Aqui d’El Arte desde 2021.
Doutorada em Filosofia-Especialidade de Estética e Filosofia da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a dissertação de tese intitulada: “A Pintura Como Drama: Tensão Mitopoética na Beleza e no Trágico Contemporâneos”. Professora Adjunta no Departamento de Ciências da Linguagem e da Comunicação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais no Instituto Politécnico de Portalegre. É membro integrado do Centro de Investigação de Belas Artes de Lisboa (CIEBA), Grupo de Investigação em Pintura, membro externo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa, (CIAUD), nos Grupos de Investigação: Arquitetura, Lugar e Paisagem (ARCPLAND / CIAUD), e Cor: Desvios e Intersecções, CIAUD GI.CorLuz.
CV completo: https://www.cienciavitae.pt/portal/3F17-76E3-4642
ANTÓNIO SERGIO SANTOS DA SILVA
Faz parte da Direção Artística da Galeria Aqui d’El Arte desde 2024.
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, Variante Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Bacharel em Jornalismo, pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social, Lisboa. Professor do Ensino Superior reformado. Foi Assistente do Instituto Politécnico de Portalegre, de 2001 a 2016. Assistente da Universidade dos Açores de 1990 a 1995. Professor do Ensino Secundário, de 1984 a 1990. Foi revisor de texto em Corpo Radial, março, 2021. Integra o grupo Amores Perfeitos. Expõe com regularidade desde 2005, principalmente no norte alentejano.
CV Completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2023/10/Curriculum-Sergio-Silva.pdf
COMISSÃO CIENTÍFICA
Ana F. Cravo
Licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1989), Mestre em Estética e Filosofia da Arte (2001) e Doutora em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2018). Em 2017 recebeu Óscar na modalidade de Mais Arte e Fotografia (Revista Mais Alentejo).
Professora Adjunta no Departamento de Ciências da Linguagem e da Comunicação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais no IPP.
Participa como artista em exposições de Pintura e Artes Transdisciplinares. Organiza/produz eventos na área das Artes Transdisciplinares e Performativas, incluindo a edição de textos de curadoria e o design de cartazes, desde 2001. Participou e coordenou as edições do grupo Amores Perfeitos, desde 2019 até ao presente.
É membro integrado do Centro de Investigação de Belas Artes de Lisboa (CIEBA), Grupo de Investigação em Pintura, membro externo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa, (CIAUD), nos Grupos de Investigação: Arquitetura, Lugar e Paisagem (ARCPLAND / CIAUD), e Cor: Desvios e Intersecções, CIAUD GI.CorLuz.
Ana Gaspar
BACHARELATO: Engenharia da Comunicação e Técnicas Gráficas, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, Instituto Politécnico de Portalegre, 1995 (Média final: 14 Valores) | Projecto Final: “Criação de Identidade e Espaço, para um Zoo de Animais Nacionais, Portugal”.
LICENCIATURA: Artes Decorativas Portuguesas, Escola Superior de Artes Decorativas, Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, Lisboa, 1998 (Aprovado Grau de Licenciada, Média final: 16 Valores) | Dissertação: “Escultura Angolana através de Objectos do Quotidiano do Povo Tchokwe, suas Características Morfológicas e Tipológicas”
MESTRADO: História da Arte, Universidade Lusíada de Lisboa, 27 de Janeiro de 2003 (Aprovado o Grau de Mestre: Bom com Distinção, 16 valores, Parte Curricular Média final: 17 Valores) | Dissertação: “Uma Colecção de Escultura Italiana da Segunda Metade do Século XIX, no Museu do Palácio Nacional da Ajuda”.
DOUTORAMENTO: Design, Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa, 18. Julho. 2012 (Aprovado Grau de Doutor: Muito Bom com Distinção, Parte Curricular Média final: 16 Valores) | Tese: “A Provocação dos Sentidos no Cartaz de Divulgação da Arte Contemporânea em Portugal 1989-2009”.
* Tese Doutoramento: https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/17715
CV completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2024/11/Ana-Gaspar.pdf
Amílcar Gil Pires
Professor Catedrático da Área Disciplinar de Arquitetura da Universidade da Beira Interior – Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Faculdade de Engenharia. Agregação em Arquitetura, Especialidade de Teoria e Prática do Projeto, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em 2019. Doutorado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura – UTL, em 2008, tese com o título “Vilegiatura e Lugar na Arquitectura Portuguesa”. Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura – UTL, em 1992.
Autor de projetos e obras de Arquitetura desde 1992. Recebeu vários prémios em concursos públicos de Arquitetura, com consequente obra edificada.
Membro integrado do CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design / Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa). Coordenador do grupo de investigação ARCPLAND [Architecture – Place – Landscape] – Grupo de Investigação em Arquitetura, Lugar e Paisagem, que tem por missão promover e realizar investigação em Arquitetura e Arquitetura Paisagista, nos âmbitos do Projeto, Teoria, História, Sustentabilidade, e sua relação com o Lugar, com o Património e com a Paisagem.
CV Completo: https://www.cienciavitae.pt/portal/3E19-2EF3-E767
António Sérgio Silva
É artista plástico autodidata, poeta e crítico literário.
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, Variante Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Bacharel em Jornalismo, perla Escola Superior de Meios de Comunicação Social, Lisboa. Professor do Ensino Superior reformado.
Foi Assistente do Instituto Politécnico de Portalegre, de 2001 a 2016. Assistente da Universidade dos Açores de 1990 a 1995. Professor do Ensino Secundário, de 1984 a 1990.
Foi revisor de texto em Corpo Radial, março, 2021.
Integra o grupo Amores Perfeitos. Expõe com regularidade desde 2005, principalmente no norte alentejano.
CV Completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2023/10/Curriculum-Sergio-Silva.pdf
Ana Santos Guerreiro
Artista Visual, Pintora
Trabalha em Artes Visuais e Desenho, desenvolve projetos de investigação em Comunicação Visual e Teoria de Arte e na relação de diferentes media de representação, na procura de teses de processos artísticos e de comunicação.
Professora Auxiliar da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa na area do Desenho e Comunicação Visual.
Doutorada em Comunicação Visual, arquitetura pela Universidade de Lisboa.Pós-graduada em História da Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Universidade Nova de Lisboa. Curso superior de Belas-Artes, Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
É membro integrado do Centro de Investigação em Aruqitetura, Urbanismo e Design e dos grupos de investigação Architecture, Place, Landscape (ARCPLAND), Arquitetura, Design, Arte, Projeto e Teoria/Tecnologia (ADAPT), Grupo de Investigação em Cor e Luz (GI.CorLuz).
Membro co-fundador do Coletivo Internacional de Artes Amores Perfeitos/Pansies, que desde 2019 tem apresentado regularmente o seu trabalho em Portalegre.
CV Completo: https://www.cienciavitae.pt/portal/2E18-8A25-3343
Carlos Filipe
Licenciatura em Gestão, Especialização em Especialização em organização e gestão de eventos (ESG-IPCB). Mestre em História Moderna e Contemporânea. Está a fazer doutoramento em História de Arte na Universidade de Lisboa.
Investigador na ARTIS-IHA, FLUL e CECHAP. Colaborador e investigador na CLEPUL, FLUL e CIDEHUS, Universidade de Évora.
Fundador e membro da Direção da Associação CECHAP. Fundador e membro da Direção do IPPEM.
CV Completo: https://www.cienciavitae.pt/portal/pt/5714-0029-5695
Cassandra Jorge Querido
Licenciada em Arquitetura Paisagista pela Universidade Técnica – Instituto Superior de Agronomia; com Trabalho de Fim de Curso orientado por João Nunes e desenvolvimento da última fase do Trabalho de Fim de Curso na Universidade Técnica de Berlim sob a orientação do Prof. Jürgen Wenzel e Daniel Sprenger integrado no programa ERASMUS.
Mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico pela Universidade de Évora, tema de dissertação: “As Estradas e o seu Património – Estudo de uma Abordagem para a sua Revitalização – Caso Prático: Estrada entre Évora e Arraiolos”
Orientador: Gonçalo Ribeiro Telles.
CV Completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2024/11/CV-Cassandra.pdf
Conceição Cordeiro
Doutoramento em Belas-Artes, Especialidade Pintura (2017), Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Mestrado em História da Arte – Área de Especialização em Teorias de Conservação e Restauros do Património Artístico (1999), Universidade Lusíada, Lisboa. Pós-graduação/Curso de Especialização em Design de Produtos Industriais – Opção Equipamento (1992), Escola Superior de Arte e Design – Matosinhos e Instituto Politécnico do Porto; Profissionalização em Serviço para lecionação no Ensino Secundário (1989), Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto. Ciclo Especial do Curso de Artes Plásticas – Pintura (Licenciatura)(1986) pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, atual Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto.
Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre.
Expõe desde 1984 como artista em Artes Plásticas com obras de pintura e cerâmica.
Pertence ao Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA), Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Maria de Fátima Barral
HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
- Curso Superior de Escultura da Escola Superior de Belas Artes Lisboa (licenciatura)
- Curso de Ciências Pedagógicas da Faculdade de Letras de Lisboa, 1974
- Curso de Pintura, seção de Belas Artes da Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, Porto, 1964
- Curso de Design e Modas, sem estágio, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (subsidiado, com a atribuição de bolsa, pela Secretaria de Estado do Comércio), 1973
- Curso de Gravura, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, sob orientação do Mestre Humberto Marçal, Museu de Évora, 1988 – Formação da Associação dos Gravadores de Évora, 1988
CV completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2024/11/CURRICULO-FATIMA.pdf
Manuel Calado
Arqueólogo, doutorado em História/Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Trabalhou, sobretudo, temas relacionados com megalitismo, arte rupestre, povoamento pré e proto-histórico, arqueológica, com um foco geográfico no Alentejo Central e em menor escala, na Amazónia. Integra o Grupo Amores Perfeitos desde 2021, tendo participado nas edições de Sonhos/ Dreams e Ventos/ Winds.
Manuel Lapão
Arquiteto e Urbanista.
Licenciado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Departamento de Arquitetura/Universidade Técnica, Faculdade de Arquitetura de Lisboa em 1986 – área de Renovação Urbana. Mestre em Urbanismo pela Universitat Politécnica de Catalunya /Centre de Cultura Contemporánia de Barcelona/Laboratori d’Urbanisme de Barcelona. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação da Casa de Bragança e equiparado a bolseiro pelo Ministério da Cultura.
Vice-Presidente do Conselho Fiscal Nacional da Ordem dos Arquitetos. Fundador, sócio e diretor-coordenador da RQUIPELAGO desde 2004.
CV Completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2023/10/Manuel-Lapao_CV-2023.pdf
Paulo Jorge Alcobia Simões
Possui Licenciatura em Design de Comunicação pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1989), mestrado em Ciências Empresariais, especialização em Gestão – INDEG-IUL ISCTE (1995) e doutorado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2012). Atualmente é adjunto, classe c, nível 2 da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Representação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: design de informação, design ambiental, sinalização urbana, tipografia cinética e visualização.
CV completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2024/11/Biografia-EN-PT_Paulo-Simões.pdf
Zélia Simões
Mestre Arquiteta, investigadora e aluna de Doutoramento em Arquitetura, especialidade de teoria e prática de projeto, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Tem vindo a adquirir experiência profissional em projetos de arquitetura, assim como, de paisagismo, de design de interiores, de design de mobiliário e de design editorial.
Autora de diversas publicações, tem colaborado como membro de conselhos científicos e editoriais de livros e revistas, organizado e participado em reuniões académicas, científicas e culturais nacionais e internacionais, assim como tem exercido a atividade de docente em cursos de Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento de Design, Arquitetura e Urbanismo.
Atualmente é investigadora colaboradora do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e integra o Grupo de Investigação de Cor e Luz (membro fundador) e o Grupo de Design e Computação (colaboradora) e colabora com o Laboratório da Cor.
Zélia é membro fundador e foi secretária da direção da Associação Portuguesa da Cor (2009-2013). É membro do AIC Study Group on Environmental Color Design (ECD) desde 2009, do AIC Study Group on Arts and Design desde 2018, e foi Vice-Presidente do Conselho Científico da AIC2018 Midterm Meeting, Colour and Human Comfort.
CV completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2024/11/Biografia-EN-PT_Zélia-Simões.pdf
Centro de Estudos CECHAP
Avenida Duques de Bragança, nº4 – 7160-209, Vila Viçosa
geral@cechap.com
+351 268 889 186
(chamada para rede fixa nacional)