DIREÇÃO ARTISTICA

ANA F. CRAVO

Faz parte da Direção Artística da Galeria Aqui d’El Arte desde 2021.

Doutorada em Filosofia-Especialidade de Estética e Filosofia da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a dissertação de tese intitulada: “A Pintura Como Drama: Tensão Mitopoética na Beleza e no Trágico Contemporâneos”. Professora Adjunta no Departamento de Ciências da Linguagem e da Comunicação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais no Instituto Politécnico de Portalegre. É membro integrado do Centro de Investigação de Belas Artes de Lisboa (CIEBA), Grupo de Investigação em Pintura, membro externo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa, (CIAUD), nos Grupos de Investigação: Arquitetura, Lugar e Paisagem (ARCPLAND / CIAUD), e Cor: Desvios e Intersecções, CIAUD GI.CorLuz.

CV completo: https://www.cienciavitae.pt/portal/3F17-76E3-4642

ANTÓNIO SERGIO SANTOS DA SILVA

Faz parte da Direção Artística da Galeria Aqui d’El Arte desde 2024.

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, Variante Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Bacharel em Jornalismo, pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social, Lisboa. Professor do Ensino Superior reformado. Foi Assistente do Instituto Politécnico de Portalegre, de 2001 a 2016. Assistente da Universidade dos Açores de 1990 a 1995. Professor do Ensino Secundário, de 1984 a 1990. Foi revisor de texto em Corpo Radial, março, 2021. Integra o grupo Amores Perfeitos. Expõe com regularidade desde 2005, principalmente no norte alentejano.

CV Completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2023/10/Curriculum-Sergio-Silva.pdf

COMISSÃO CIENTÍFICA

Ana F. Cravo

Licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1989), Mestre em Estética e Filosofia da Arte (2001) e Doutora em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2018). Em 2017 recebeu Óscar na modalidade de Mais Arte e Fotografia (Revista Mais Alentejo).

Professora Adjunta no Departamento de Ciências da Linguagem e da Comunicação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais no IPP.

Participa como artista em exposições de Pintura e Artes Transdisciplinares. Organiza/produz eventos na área das Artes Transdisciplinares e Performativas, incluindo a edição de textos de curadoria e o design de cartazes, desde 2001. Participou e coordenou as edições do grupo Amores Perfeitos, desde 2019 até ao presente.

É membro integrado do Centro de Investigação de Belas Artes de Lisboa (CIEBA), Grupo de Investigação em Pintura, membro externo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa, (CIAUD), nos Grupos de Investigação: Arquitetura, Lugar e Paisagem (ARCPLAND / CIAUD), e Cor: Desvios e Intersecções, CIAUD GI.CorLuz.

Ana Gaspar

BACHARELATO: Engenharia da Comunicação e Técnicas Gráficas, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, Instituto Politécnico de Portalegre, 1995 (Média final: 14 Valores) | Projecto Final: “Criação de Identidade e Espaço, para um Zoo de Animais Nacionais, Portugal”.
LICENCIATURA: Artes Decorativas Portuguesas, Escola Superior de Artes Decorativas, Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, Lisboa, 1998 (Aprovado Grau de Licenciada, Média final: 16 Valores) | Dissertação: “Escultura Angolana através de Objectos do Quotidiano do Povo Tchokwe, suas Características Morfológicas e Tipológicas”
MESTRADO: História da Arte, Universidade Lusíada de Lisboa, 27 de Janeiro de 2003 (Aprovado o Grau de Mestre: Bom com Distinção, 16 valores, Parte Curricular Média final: 17 Valores) | Dissertação: “Uma Colecção de Escultura Italiana da Segunda Metade do Século XIX, no Museu do Palácio Nacional da Ajuda”.
DOUTORAMENTO: Design, Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa, 18. Julho. 2012 (Aprovado Grau de Doutor: Muito Bom com Distinção, Parte Curricular Média final: 16 Valores) | Tese: “A Provocação dos Sentidos no Cartaz de Divulgação da Arte Contemporânea em Portugal 1989-2009”.
* Tese Doutoramento: https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/17715

CV completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2024/11/Ana-Gaspar.pdf

Amílcar Gil Pires

Professor Catedrático da Área Disciplinar de Arquitetura da Universidade da Beira Interior – Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Faculdade de Engenharia. Agregação em Arquitetura, Especialidade de Teoria e Prática do Projeto, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em 2019. Doutorado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura – UTL, em 2008, tese com o título “Vilegiatura e Lugar na Arquitectura Portuguesa”. Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura – UTL, em 1992.

Autor de projetos e obras de Arquitetura desde 1992. Recebeu vários prémios em concursos públicos de Arquitetura, com consequente obra edificada.

Membro integrado do CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design / Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa). Coordenador do grupo de investigação ARCPLAND [Architecture – Place – Landscape] – Grupo de Investigação em Arquitetura, Lugar e Paisagem, que tem por missão promover e realizar investigação em Arquitetura e Arquitetura Paisagista, nos âmbitos do Projeto, Teoria, História, Sustentabilidade, e sua relação com o Lugar, com o Património e com a Paisagem.

CV Completo: https://www.cienciavitae.pt/portal/3E19-2EF3-E767

António Sérgio Silva

É artista plástico autodidata, poeta e crítico literário.

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, Variante Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Bacharel em Jornalismo, perla Escola Superior de Meios de Comunicação Social, Lisboa. Professor do Ensino Superior reformado.

Foi Assistente do Instituto Politécnico de Portalegre, de 2001 a 2016. Assistente da Universidade dos Açores de 1990 a 1995. Professor do Ensino Secundário, de 1984 a 1990.

Foi revisor de texto em Corpo Radial, março, 2021.

Integra o grupo Amores Perfeitos. Expõe com regularidade desde 2005, principalmente no norte alentejano.

CV Completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2023/10/Curriculum-Sergio-Silva.pdf

Ana Santos Guerreiro

Artista Visual, Pintora

Trabalha em Artes Visuais e Desenho, desenvolve projetos de investigação em Comunicação Visual e Teoria de Arte e na relação de diferentes media de representação, na procura de teses de processos artísticos e de comunicação.

Professora Auxiliar da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa na area do Desenho e Comunicação Visual.

Doutorada em Comunicação Visual, arquitetura pela Universidade de Lisboa.Pós-graduada em História da Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Universidade Nova de Lisboa. Curso superior de Belas-Artes, Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

É membro integrado do Centro de Investigação em Aruqitetura, Urbanismo e Design e dos grupos de investigação Architecture, Place, Landscape (ARCPLAND), Arquitetura, Design, Arte, Projeto e Teoria/Tecnologia (ADAPT), Grupo de Investigação em Cor e Luz (GI.CorLuz).

Membro co-fundador do Coletivo Internacional de Artes Amores Perfeitos/Pansies, que desde 2019 tem apresentado regularmente o seu trabalho em Portalegre.

CV Completo: https://www.cienciavitae.pt/portal/2E18-8A25-3343

Carlos Filipe

Licenciatura em Gestão, Especialização em Especialização em organização e gestão de eventos (ESG-IPCB). Mestre em História Moderna e Contemporânea. Está a fazer doutoramento em História de Arte na Universidade de Lisboa.

Investigador na ARTIS-IHA, FLUL e CECHAP. Colaborador e investigador na CLEPUL, FLUL e CIDEHUS, Universidade de Évora.

Fundador e membro da Direção da Associação CECHAP. Fundador e membro da Direção do IPPEM.

CV Completo: https://www.cienciavitae.pt/portal/pt/5714-0029-5695

Cassandra Jorge Querido

Licenciada em Arquitetura Paisagista pela Universidade Técnica – Instituto Superior de Agronomia; com Trabalho de Fim de Curso orientado por João Nunes e desenvolvimento da última fase do Trabalho de Fim de Curso na Universidade Técnica de Berlim sob a orientação do Prof. Jürgen Wenzel e Daniel Sprenger integrado no programa ERASMUS.

Mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico pela Universidade de Évora, tema de dissertação: “As Estradas e o seu Património – Estudo de uma Abordagem para a sua Revitalização – Caso Prático: Estrada entre Évora e Arraiolos”
Orientador: Gonçalo Ribeiro Telles.

CV Completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2024/11/CV-Cassandra.pdf

Conceição Cordeiro

Doutoramento em Belas-Artes, Especialidade Pintura (2017), Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Mestrado em História da Arte – Área de Especialização em Teorias de Conservação e Restauros do Património Artístico (1999), Universidade Lusíada, Lisboa. Pós-graduação/Curso de Especialização em Design de Produtos Industriais – Opção Equipamento (1992), Escola Superior de Arte e Design – Matosinhos e Instituto Politécnico do Porto; Profissionalização em Serviço para lecionação no Ensino Secundário (1989), Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto. Ciclo Especial do Curso de Artes Plásticas – Pintura (Licenciatura)(1986) pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, atual Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto.

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre.

Expõe desde 1984 como artista em Artes Plásticas com obras de pintura e cerâmica.

Pertence ao Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA), Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Maria de Fátima Barral

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

  1. Curso Superior de Escultura da Escola Superior de Belas Artes Lisboa (licenciatura)
  2. Curso de Ciências Pedagógicas da Faculdade de Letras de Lisboa, 1974
  3. Curso de Pintura, seção de Belas Artes da Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, Porto, 1964
  4. Curso de Design e Modas, sem estágio, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (subsidiado, com a atribuição de bolsa, pela Secretaria de Estado do Comércio), 1973
  5. Curso de Gravura, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, sob orientação do Mestre Humberto Marçal, Museu de Évora, 1988 – Formação da Associação dos Gravadores de Évora, 1988

CV completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2024/11/CURRICULO-FATIMA.pdf

Manuel Calado

Arqueólogo, doutorado em História/Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Trabalhou, sobretudo, temas relacionados com megalitismo, arte rupestre, povoamento pré e proto-histórico, arqueológica, com um foco geográfico no Alentejo Central e em menor escala, na Amazónia. Integra o Grupo Amores Perfeitos desde 2021, tendo participado nas edições de Sonhos/ Dreams e Ventos/ Winds. 

Manuel Lapão  

Arquiteto e Urbanista.

Licenciado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Departamento de Arquitetura/Universidade Técnica, Faculdade de Arquitetura de Lisboa em 1986 – área de Renovação Urbana. Mestre em Urbanismo pela Universitat Politécnica de Catalunya /Centre de Cultura Contemporánia de Barcelona/Laboratori d’Urbanisme de Barcelona. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação da Casa de Bragança e equiparado a bolseiro pelo Ministério da Cultura.

Vice-Presidente do Conselho Fiscal Nacional da Ordem dos Arquitetos. Fundador, sócio e diretor-coordenador da RQUIPELAGO desde 2004.

CV Completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2023/10/Manuel-Lapao_CV-2023.pdf

Paulo Jorge Alcobia Simões

Possui Licenciatura em Design de Comunicação pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1989), mestrado em Ciências Empresariais, especialização em Gestão – INDEG-IUL ISCTE (1995) e doutorado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2012). Atualmente é adjunto, classe c, nível 2 da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Representação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: design de informação, design ambiental, sinalização urbana, tipografia cinética e visualização.

CV completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2024/11/Biografia-EN-PT_Paulo-Simões.pdf

Zélia Simões

Mestre Arquiteta, investigadora e aluna de Doutoramento em Arquitetura, especialidade de teoria e prática de projeto, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Tem vindo a adquirir experiência profissional em projetos de arquitetura, assim como, de paisagismo, de design de interiores, de design de mobiliário e de design editorial.

Autora de diversas publicações, tem colaborado como membro de conselhos científicos e editoriais de livros e revistas, organizado e participado em reuniões académicas, científicas e culturais nacionais e internacionais, assim como tem exercido a atividade de docente em cursos de Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento de Design, Arquitetura e Urbanismo.

Atualmente é investigadora colaboradora do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e integra o Grupo de Investigação de Cor e Luz (membro fundador) e o Grupo de Design e Computação (colaboradora) e colabora com o Laboratório da Cor.

Zélia é membro fundador e foi secretária da direção da Associação Portuguesa da Cor (2009-2013). É membro do AIC Study Group on Environmental Color Design (ECD) desde 2009, do AIC Study Group on Arts and Design desde 2018, e foi Vice-Presidente do Conselho Científico da AIC2018 Midterm Meeting, Colour and Human Comfort.

CV completo: https://www.cechap.com/wp-content/uploads/2024/11/Biografia-EN-PT_Zélia-Simões.pdf

Centro de Estudos CECHAP

Avenida Duques de Bragança, nº4 – 7160-209, Vila Viçosa

geral@cechap.com

+351 268 889 186

(chamada para rede fixa nacional)