previous arrow
next arrow

O que é o Fundo de Numismática Luís Pinto Garcia?
Criado em homenagem a Luís Pinto Garcia (1911-1987), destacado numismata e estudioso sobre esta área de saber, com vasta obra publicada sobre o tema, o Fundo de Numismática do Centro de Estudos CECHAP (Vila Viçosa, Portugal), é um projeto multifacetado, que pretende tornar a numismática mais acessível e cativante. Para alcançar este propósito, o trabalho desenvolvido por este Fundo assenta em três vetores principais:

1) A edificação de uma biblioteca especializada, como fonte de conhecimento, que sirva de base à produção de novos estudos, à organização de palestras e à produção de exposições, enfatizando o valor do livro como instrumento educativo, estimulando assim a sua fruição e preservação. Aberto ao público há pouco mais de dois anos, este espaço conta já com mais de 400 títulos, acervo que tem vindo a crescer graças a doações provenientes de diversas instituições e particulares.

2) O processo de inventário e digitalização do acervo de Luís Pinto Garcia, à guarda do Centro de Estudos CECHAP a título de empréstimo, iniciativa que visa assegurar o tratamento adequado, conservação e futura divulgação deste valioso conjunto documental. Estes materiais representam uma fonte de grande valia para o estudo da Numismática e da Medalhística, esperando-se que as informações recolhidas possam contribuir significativamente para novas investigações.

3) A Produção de conteúdos científicos e didáticos, em formato físico e/ou digital, produzidos a partir de informação recolhida no acervo ou no decorrer das atividades do Fundo. Paralelamente, as redes sociais são utilizadas como meio de aproximação a uma comunidade menos familiarizada com a Numismática, através da partilha de mensagens capazes de despertar o interesse por objetos e sítios de interesse cultural.

Desta forma, o «Fundo de Numismática Luís Pinto Garcia» pretende desenvolver uma estrutura de continuidade, contribuindo, na medida do possível, para a promoção e conhecimento dos estudos da Moeda, afirmando-se como uma ponte entre passado e futuro, construída sobre os pilares estabelecidos pelo Dr. Pinto Garcia.

Consulta da Biblioteca
O Fundo Luís Pinto Garcia está integrado na biblioteca do Centro de Estudos CECHAP, em Vila Viçosa. A consulta dos nossos livros, embora não implique a inscrição de Leitor, destina-se unicamente a fins de acesso a informação e está sujeita ao cumprimento do Regulamento do Arquivo-Biblioteca.
Através do Catálogo Online, pode verificar os títulos disponíveis. Caso deseje consultar alguma obra específica que não conste na nossa biblioteca, faremos o possível para a obter, recorrendo à nossa rede de contatos.
O horário de funcionamento ao público é, geralmente, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00.

Espólio documental
O espólio documental de Luís Pinto Garcia – numismata, docente, político – é composto por larga correspondência, incluindo cartas de colegas, estudiosos e diversas entidades, que testemunham uma extensa rede de contatos e de colaboração. Inclui ainda trabalhos inéditos, recortes de imprensa, catálogos de numofilácios, fotografias e registos de aquisições, conjunto que constitui uma notável fonte de informação.
Este acervo não está disponível para consulta pública, encontrando-se em fase de processo de inventário e digitalização.

Contatos
Carlos Andrade Pernas (coordenador)
[carlospernas.cechap@gmail.com] ou [geral@cechap.com]
Centro de Estudos CECHAP · Avenida Duques de Bragança, n.º 4 · 7160-209 Vila Viçosa

Quem foi Luís Pinto Garcia?
Luís Augusto Pinto Garcia nasceu em Vila Viçosa, no ano de 1911. Rumou depois a Faro, para acompanhar o seu pai, o tenente-coronel António Elias Garcia. No Algarve completou o ensino liceal tendo prosseguido os estudos, em Lisboa, licenciando-se em Ciências Histórico-Geográficas. Formou-se como Bibliotecário-Arquivista na Torre do Tombo e deu aulas no ensino técnico, em Estremoz e Castelo Branco. Radicando-se com a família na capital da Beira Baixa, aí desenvolveu grande parte da sua atividade profissional. Foi diretor não nomeado do Museu Distrital de Castelo Branco, sucedendo a seu pai. Em 1975 foi nomeado Governador Civil de Castelo Branco, exercendo este cargo até 1980. Em 1987 faleceu em Castelo Branco, deixando um importante legado quer a nível científico, quer humanitário. Foi condecorado, a título póstumo, com o Grau de Comendador da Ordem da Liberdade.

Siga-nos
No Instagram  ou no Facebook

© CECHAP | Esta página foi atualizada pela última vez em 08/05/2024.

Centro de Estudos CECHAP

Avenida Duques de Bragança, nº4 – 7160-209, Vila Viçosa

geral@cechap.com

+351 268 889 186

(chamada para a rede fixa nacional)