Blog
Exposição Belleza Industrial
Com inauguração no dia 21 de Abril, às 16h00, a exposição aborda um conjunto de ilustrações de antigas instalações industriais (património industrial), paisagens industriais imaginárias e desenhos que se inspiram na antiga industria.
A autora mostra-nos através da sua exposição, a sua visão especial do património industrial, demonstrando a paixão que sente por ele.
“Uma fábrica abandonada, um silo no meio do campo, uma mina que modificou e criou a sua paisagem, chaminés silenciosas e solitárias por todas as nossas cidades, ruínas de antigas instalações que uma vez tiveram actividade.
Que significam estes vestígios, vestígios da industrialização?
São testemunhos das horas consumidas ante a máquina, o esforço, a cultura do trabalho, a memória operária.
Testemunhos silenciosos de uma época que já passou, instalações obsoletas que são prova “viva” da memória industrial de uma localidade.
São um património ainda pouco valorizado, o Património Industrial.
Este património tem algo único, tem Beleza Industrial.
Uma beleza que vai mais além dos cânones tradicionais e habituais, uma beleza que nasce da sua história, do que significou para uma cidade, dos seus trabalhadores, das suas imponentes e sólidas construções, isso é a Beleza Industrial.
Estas instalações e o seu significado são a inspiração dos desenhos que se apresentam na exposição “Belleza Industrial”.
Com as minhas ilustrações quero mostrar como vejo estas antigas instalações, mostrar uma beleza que, ainda por vezes incompreendida, é uma beleza que o torna único.”
Diana Sánchez Mustieles
A exposição que foi procedida por uma conferência sobre a mesma temática, esteve patente na Galeria AQUI D’EL ARTE, nas instalações do CECHAP, em Vila Viçosa, até 11 de Junho de 2017.