Galeria Aqui d’el Arte apresenta a exposição: “Intrínsecos- Vestígios de um património natural e construído no anticlinal de Estremoz”, da autoria da Jovem arquiteta Flora di Martino.
Esta mostra pretende contribuir para a reflexão da indústria dos mármores, em torno de elementos vários, como são a arqueologia, as escombreiras ou a maquinaria, enquanto artefactos técnicos, numa paisagem em constante mudança.
A exposição questiona a versatilidade da extração do mármore e o seu impacto nas forças ativas do território.
O trabalho apresentado tenta revelar os vestígios, a busca de um modus operandi adaptado à descoberta de um “arquipélago” desconhecido.
Galeria Aqui d’el Arte apresenta a exposição: “Nascer do Fogo”, encerrando assim o ano de 2018 e ao mesmo tempo dando a boas-vindas a 2019.
A exposição de Jóias, da autoria de Ana Goulão, inaugurou no 1 de Dezembro de 2018, estando incluida nas comemorações deste dia, nas instalações da Galeria AQUI D`El ARTE, no Largo D. João IV, nº 40-A, em Vila Viçosa.
A exposição apresenta jóias feitas em prata, mostrando os vários processos de criação das mesmas, desde a fundição do metal até aos últimos retoques, divulgando assim, este magnífico trabalho de artesão.
A Galeria AQUI D’EL ARTE apresenta a exposição “A Alma do Retrato ou Retrato da Alma?”, dando assim continuidade à programação no ano de 2018.
A exposição de fotografia, da autoria de Luís Viegas Mendonça, inaugura no próximo dia 3 de novembro de 2018, pelas 16h, nas instalações da Galeria AQUI D’EL ARTE, no Largo D. João IV, nº 40-A, em Vila Viçosa.
A exposição apresenta fotografias de retrato a preto e branco, incluindo nu ou semi-nu feminino, não explicito.
Esta mostra resulta de um ensaio fotográfico do artista, que pretende mostrar a sensualidade e beleza do corpo feminino, através de um jogo de luz e sombra.
A Galeria AQUI D’EL ARTE, apresentou, no dia 9 de Junho de 2018, a exposição de fotografia Lugares Sagrados – As Cubas do Sul de Portugal, da autoria de Luís Ferro, arquiteto e investigador da Universidade de Évora.
Esta exposição surgiu no âmbito de um Projeto de Investigação financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian*, que revisitando as “cubas”, pequenas construções de cúpulas cónica ou hemisférica, pretende discutir a suas origens e utilizações, enquanto marcas da paisagem do Sul de Portugal.
Refira-se que a mostra tem percorrido o Alentejo, e também já esteve exposta na Maison du Portugal – André de Gouveia, na Cidade Universitária de Paris.
*O Projecto de Investigação intitulado Lugares Sagrados: as Cubas da Kûra de Beja, foi financiado pelo Programa para a Língua e Cultura Portuguesas da Fundação Calouste Gulbenkian (n.º 139754).
No mês de fevereiro de 2018, Vila Viçosa foi palco de mais um Encontro de Urban Sketchers, pessoas cuja grande paixão é desenhar locais públicos do urbanismo e da arquitetura e que transportam essa paixão para o seu quotidiano da sua vida.
Fazendo regularmente desenhos daquilo que observam, promovem os seus encontros de membros associados, participando nestas atividades e divulgando depois os seus trabalhos num blog, a que qualquer pessoa pode ter acesso, tanto para os ver como também para publicar os seus próprios trabalhos.
Desenham geralmente num caderno – o Diário Gráfico – e, através desta prática, tornam-se mais observadores, evoluindo nas suas capacidades, registando as memórias do que contemplam.
Centro de Estudos CECHAP
Avenida Duques de Bragança, nº4 – 7160-209, Vila Viçosa
geral@cechap.com
+351 268 889 186
(chamada para rede fixa nacional)