PHIM Conferência Final: “Os mármores alentejanos no contexto nacional: ciência, sociedade e economia (1850-1986)”

Data:  26 e 27  de Junho de 2015

Local: Auditório do CEVALOR, Borba

O CECHAP e a sua equipa de investigação promoveu uma conferência final sobre o projecto PHIM – Património e História da Indústria dos Mármores.

A actividade, sob o tema “Os mármores alentejanos no contexto nacional: ciência, sociedade e economia (1850-1986)”, decorreu nos dias 26 e 27 de Junho de 2015 e dividiu-se em dois momentos distintos.

O primeiro dia foi dedicado à discussão científica e académica sobre a importância geológica, histórica, cultural e económica da indústria extractiva, em particular dos mármores do Anticlinal de Estremoz.

Foram diversas as apresentações proferidas por diferentes conferencistas ligados a empresas do sector e universidades e também à Direcção-Geral do Património Cultural, ao CECHAP e à Indice ICT & Management, empresa de consultoria do projecto.

Estiveram ainda representadas entidades como o CEVALORASSIMAGRACâmara Municipal de Borba e Direcção-Geral de Energia e Geologia.

Nesta conferência foi também apresentado o livro Mármore, património para o Alentejo: contributos para a sua história (1850-1986), que congrega o resultado do estudo.

Foi ainda apresentado o Portal História do Mármore, um repositório das fontes documentais e bibliográficas do projecto bem como a aplicação móvel Roteiro do Mármores

Para o segundo dia da conferência foi organizada uma visita interpretativa no território abrangido pelo estudo, tendo terminado com um almoço que juntou todos os participantes.

O projeto PHIM – Património e História da Indústria dos Mármores é cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ao abrigo do Programa Operacional do Alentejo 2007-2013 – INALENTEJO, sendo a comparticipação financeira FEDER de 139 995,55 €, num investimento total da operação de 199 993,63 €.

geral@cechap.com​

confinanciado por