Data: de 16 de Abril a 12 de Maio de 2016
Local: Galeria Aqui d’el Arte, Edifício CECHAP
Inauguração: 16 de Junho, às 17h00
Numa colecção de seis obras de desenho colorido sobre tábuas, Joakin cria uma relação entre ideogramas da Cultura Maia e personalidades calipolenses.
Nesta colecção, a primeira tábua “escreve” que 1 Criado (Joakin criado em Vila Viçosa) apresenta 5 Nascidos na sua Calípole, de modo que vemos Joaquim Ramalho representando-se a si próprio como O KinGuru que apresenta o Rei D. João IV, o Pintor Henrique Pousão, o Matemático Bento de Jesus Caraça, a Poetisa Florbela Espanca e o Arquitecto Nuno Portas.
A intersecção entre caracteres, ideogramas e datas/grafos que evocam a potencialidade dos nascidos compõe o lettring e a preposição fonético-silábica de uma ideia acerca do valor das figuras, que ele elege, e vai transfigurando o acto tipográfico na apresentação poético-simbólica dos insígnes calípoles.
Através destas imagens, inspiradas na escrita Maia, apercebemo-nos que o acto de desenhar de Joakin fluí à velocidade de um bom tradutor recriado por uma segunda língua. Imaginar vive, deste modo, um paradigma de sintonia a palavra-imagem, talvez permeado de ambiguidades, pois perguntar-se-á: O que haverá de comum entre as personalidades calipolenses e a Cultura Maia? (…).